terça-feira, 24 de março de 2015

PROJETO PENSE MAGRO - Semana 1 - Dia 2 - Escolha DUAS dietas

Dia 2 - ESCOLHA DUAS DIETAS RAZOÁVEIS

Se você já escolheu uma dieta, ótimo. Mas, continue escolhendo porque você precisa de duas dietas - a que vai usar para começar este programa e a que vai substituir a primeira se não der certo.

A dieta que você escolherá não importa, desde que seja saudável e balanceada.
Você pode escolher a dieta de livros, sites de internet, de organização de saúde (como as que promovem a dieta saudável para o coração), hospitais, clínicas de emagrecimento, ou organizações comerciais.

Antes de decidir, saiba que não existem dietas milagrosas e que nenhuma funciona da mesma maneira para todas as pessoas. Embora muitas dietas sejam comercializadas como uma novidade ou "o meio mais fácil de emagrecer", pesquisas científicas concluíram que tais apelos simplesmente não são verdadeiros. Todas as dietas conduzem ao emagrecimento da mesma forma - fazendo você comer menos calorias.

Não importa se uma dieta o leva a consumir certos grupos alimentares; a fazer refeições explicitamente estabelecidas, a contar calorias, gramas ou número de pontos predeterminados atribuídos a um alimento.

A questão é que você ainda estará ingerindo um número limitado de calorias.
Pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos verificaram que a maioria das pessoas que não se exercita vigorosamente precisa para emagrecer de um consumo diário entre 1400 e 1500 calorias. Na verdade, numa revisão de dietas populares publicadas no Journal Obesity Research, pesquisadores descobriram que o planejamento alimentar mais comum para a maioria das dietas populares continham aproximadamente 1500 calorias.

Todas as dietas capacitam você para o emagrecimento obedecendo ao mesmo princípio; fazendo você comer menos calorias.

DOIS TIPOS DE DIETA

Existem dois tipos básicos de dietas: um deles o incentiva a utilizar um planejamento alimentar, que fornece uma prescrição detalhada para refeições e lanches. O outro é um sistema de contagem, que lhe permite planejar suas próprias refeições - contanto que você permaneça dentro de certo número de calorias, carboidratos ou número de pontos determinados.

Existem prós e contras nos dois tipos de dieta.

Planejamento alimentar
Prós: Você não terá muitas escolhas.
Para algumas pessoas, não ter muitas escolhas torna a dieta mais fácil, principalmente no início.
Você pode simplesmente dizer para si mesmo: Doce não e pronto! E obedecer a essa regra.
Já que você sabe o que vai comer todos os dias, não precisa gastar muita energia mental para encontrar receitas ou escolher alimentos.
Contras: A inflexibilidade poderá criar um padrão de alimentos "bons" e "maus".
Se você escorrega e come um alimento ruim ou algo que não está no seu planejamento alimentar, pode pensar que estragou a dieta e que, então, pode comer de tudo pelo resto do dia para só reiniciar o controle no dia seguinte. Outra desvantagem é que você pode não conseguir sustentar este tipo de dieta a longo prazo.
Além disso, com pouca ou nenhuma flexibilidade, este tipo de planejamento não considera ocasiões em que é difícil controlar o que se come, como comer fora ou sair de férias.
O que funciona melhor para você?
Ter um conjunto de regras fixas ou uma flexibilidade maior para realizar seus projetos?


Sistema de Contagem de Pontos
Prós: Você pode adaptar com maior facilidade sua dieta ao seu estilo de vida, estabelecendo refeições que funcionam quando você viaja, come fora ou participa de eventos sociais.
É possível programar para que suas refeições e lanches incluam todas as suas comidas favoritas.
Contras: Esse tipo de plano pode lhe proporcionar flexibilidade demais.
Você pode escolher alimentos que não sejam particularmente saudáveis, ainda que satisfaçam alguns critérios da dieta. Esse tipo de dieta também exige mais tempo e energia do que o planejamento alimentar, já que você precisa pensar no que irá comer.


Essas são definições bastante amplas, visto que certas dietas contem elementos dos dois tipos de planos. Pense nas dietas que você já fez. Como funcionaram para você? Quando escolher suas dietas (a principal e a secundária), pense em que tipo de pessoa é você:

Você funciona melhor se tiver regras para seguir?

Você costuma ter menos desejos se souber que certos alimentos estão completamente proibidos na sua dieta?

Em caso positivo, o planejamento alimentar poderá funcionar melhor para você. Por outro lado, se você se sai melhor quando tem mais flexibilidade, então, a melhor dieta é a do sistema de contagem de pontos.

Escolha uma dieta que lhe permita comer uma variedade razoável de alimentos.
Você poderá emagrecer mesmo que a dieta não seja nutritiva, mas seu corpo se rebela - e você engorda outra vez.

Diretrizes para uma Dieta Possível

Por minha experiência, posso perceber que muitas pessoas escolhem dietas com base na rapidez com que elas esperam emagrecer. No entanto, as dietas que ajudam a emagrecer rapidamente, em geral requerem uma alimentação de 1200 calorias por dia. O que faz com que você sinta mais fome do que se estivesse fazendo uma dieta que lhe permitisse comer de maneira mais normal.

Esse tipo de dieta de privação pode agir contra você. Elas podem impactar negativamente no seu nível de energia e no seu humor, além de também diminuírem o ritmo de seu metabolismo, o que significa que você começará a emagrecer mais lentamente. Além disso, pesquisas mostram que grande parte do peso que se perde no início dessas dietas é geralmente resultado da eliminação de fluidos corpóreos e não de gordura.

Mesmo que você emagreça até atingir o peso desejado numa dieta de baixíssima caloria, provavelmente não conseguiria segui-la a longo prazo.
Pesquisas mostram que quase todas as pessoas que emagrecem dessa forma recuperam o peso perdido rapidamente.

Em vez de basear a escolha da sua dieta na rapidez com que ela o fará emagrecer, considere os seguintes fatores:
 Sua dieta deve ser saudável.

O fato de precisar seguir esta dieta por um longo período de tempo cria a necessidade de escolher uma que promova boa saúde.

Escolha uma dieta que lhe permita comer uma variedade razoável de alimentos.
Tenha cuidado com qualquer dieta que indevidamente restrinja a escolha de alimentos saudáveis. Você poderá emagrecer mesmo que a dieta não seja nutritiva, mas seu corpo se rebela - e você engorda outra vez.

Dica: Mostre sua dieta a um nutricionista ou a um profissional de saúde para ter certeza de que ela é nutritiva e adequada para você.

 Escolha uma dieta que inclua alimentos de seu gosto e de fácil preparo.
É muito mais provável que você siga uma dieta que lhe permita aliar o que é gostoso e o que é conveniente para você. Se você gostar dos alimentos que compõem a sua dieta, você encontrará mais facilmente a motivação para prepará-los e para fazer as refeições sugeridas.

Este programa ensina você a modificar sua dieta através do processo de indulgências planejadas inseridas em toda programação alimentar: Isto pode ajudá-lo a aderir à dieta por muito mais tempo.

 Escolha uma dieta flexível.
Você precisará seguir sua dieta em muitas situações diferentes, tais como: jantar fora, sair de férias, ir a um jantar de negócios, viajar e participar de ocasiões especiais.
Seu planejamento alimentar deve lhe permitir esses eventos comuns do cotidiano, caso contrário você vai acabar por se ver saindo da dieta.

 Escolha uma dieta que lhe permita fazer provisões de indulgências.
Uma dieta que coloque os seus alimentos favoritos completamente fora do cardápio irá conduzi-lo, mais cedo ou mais tarde a sentir desejos difíceis de controlar por esses alimentos.

Mesmo com o planejamento alimentar, verifiquei que a maioria das pessoas se sai melhor quando estabelece uma regra do que “pode” e do que geralmente “não pode comer”, o que significa que elas podem planejar periodicamente - com antecedência - comer pequenas porções dos alimentos "não permitidos".

Por exemplo, algumas pessoas reservam de 100 a 200 calorias por dia para comer o que quiserem depois do jantar.

Outras preferem reservar uma refeição por semana para alimentos que geralmente não são permitidos na dieta.

A dieta definitiva de Beck ensina você a eliminar os impulsos de comer. Todavia, sugiro que você modifique a dieta trabalhando com indulgências programadas dentro de seu planejamento geral.

Isso poderá ajudá-lo a aderir à dieta a longo prazo.

 Aprenda com o passado.
Pense nas dietas que já fez. Você emagreceu?
Elas eram saudáveis, apetitosas e relativamente práticas?
Talvez exista uma dieta saudável com a qual você se adapte razoavelmente bem.
Considere a possibilidade de seguí-la novamente.

 Pular refeições
Você está tentando emagrecer rapidamente comendo o mínimo ou pulando refeições?
Não faça isso!

Muitos estudos verificaram que pular refeições, principalmente o café da manhã está mais associado a ganho de peso do que ao emagrecimento.
Se você pular uma refeição, provavelmente vai compensar isso mais tarde.

Por exemplo: pesquisas mostram que as pessoas que habitualmente pulam o café da manhã tendem a comer exageradamente à noite. Você se sairá melhor se programar seis refeições pequenas por dia.


ESCOLHA SUAS DIETAS AGORA
Antes de passar para o próximo passo deste programa, quero que você escolha a dieta principal que pretende seguir e, em seguida, a dieta secundária.

Verifiquei que algumas pessoas precisam passar pelo processo de tentativas e erros antes de encontrarem a dieta que serão capazes de seguir durante um longo período de tempo.
Pode ser que descubra depois de algumas semanas ou meses que a dieta com a qual iniciou o programa não está funcionando: você não gostou das receitas sugeridas, as refeições são muito complicadas para se preparar ou você realmente deseja comer alimentos não permitidos pela dieta atual.

Nesse caso, você tem plano B.
Por que escolher a segunda dieta agora?
Porque, se você ficar desanimado com a primeira dieta, correrá o risco de abandonar todos os seus esforços para emagrecer no mesmo momento. Se, por outro lado, souber desde o início qual será sua dieta de suporte, terá mais facilidade de continuar fazendo dieta sem interrupção.

Você pode resolver o problema da escolha das dietas:
 Procurando um profissional de saúde para obter sugestões.
 Conversando com pessoas que emagreceram.
 Conversando com os amigos e a família - aqueles que o conhecem bem - para opinarem sobre o tipo de dieta que funciona melhor para você.
 Frequentando livrarias e bibliotecas e olhando livros de dieta.
 Investigando comerciais de programas de emagrecimento.
 Procurando grupos de emagrecimento sem fins lucrativos.
 Procurando dietas renomadas na internet.
 Pedindo para um nutricionista desenvolver uma dieta específica para seu estilo de vida e suas necessidades.
 Juntando-se a um programa de emagrecimento em uma academia, hospital ou centro comunitário de sua cidade.

Em que você está pensando?
O que está passando pela sua cabeça?
Quando falei da importância de emagrecer de maneira lenta e constante, você teve algum pensamento sabotador?

Por exemplo, você se pegou pensando (como muitas pessoas me revelaram)
“Eu tenho de emagrecer 7 quilos em um mês para o casamento ou outra ocasião especial”...
“Eu tenho de fazer uma dieta drástica!”

Se você pensou assim, dê um tempo agora mesmo para responder a esses pensamentos.

Por exemplo, se você quer emagrecer rapidamente para uma ocasião especial, seja realista.

Diga a si mesmo que é melhor fazer uma dieta sensata e emagrecer apenas um pouco antes do evento em questão e mais tarde continuar emagrecendo de maneira constante.

Aqui estão mais alguns dos pensamentos sabotadores que tenho ouvido ao longo dos anos, e suas respostas de enfrentamento.

Faça Cartões de Enfrentamento para os que possam se aplicam à você.
Pensamento sabotador:
“Eu quero tentar esta dieta da qual ouvi falar. Ela promete que eu posso emagrecer de maneira fácil, rápida e sem muito esforço. E daí se ela não for muito balanceada? Eu não vou ter que fazê-la por muito tempo”.

Resposta adaptativa:
“Uma dieta da moda não é muito saudável e eu vou precisar permanecer fazendo dieta - ou uma variação da dieta - por um tempo prolongado.
As promessas que fazem você pensar que é bom demais para ser verdade; invariavelmente são mesmo ‘BOAS’ demais”.

Pensamento sabotador:
“Já que minha dieta não fala que eu tenho que tomar café da manhã, eu vou pular essa refeição. Preferia poder comer mais durante o resto do dia”

Resposta adaptativa:
“Pular o café da manhã não contribuiu para que eu emagrecesse e não evitou que voltasse a engordar das outras vezes em que fiz dieta. Eu preciso mudar os meus hábitos alimentares se quiser ter sucesso desta vez”.

Pensamento sabotador:
“Eu posso aprender a comer de maneira sensata depois que terminar a dieta”.

Resposta adaptativa:
“Se eu não aprender a comer de maneira sensata agora, que evidências eu tenho de que serei capaz de aprender mais tarde? Preciso começar agora!”

Pensamento sabotador:
“Eu só vou emagrecer se encontrar a dieta certa”.

Resposta adaptativa:
“Não existe dieta certa. Não há nenhuma mágica em relação a dietas. A única maneira de emagrecer é ingerindo menos calorias do que o seu corpo pode gastar”.


COMPROMETA-SE POR ESCRITO
Escolhi a dieta principal e a secundária que são: __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Eu espero que você tenha incluído “Razoável e Nutritiva”)

QUANDO EU ACEITAR O FATO DE QUE PRECISO TER UMA PROGRAMAÇÃO ALIMENTAR SAUDÁVEL PARA TODA MINHA VIDA, FAZER DIETA SERÁ MAIS FÁCIL.

1 comentários:

  1. Boa tarde meninas,

    Escolhi minhas dietas, na verdade, a primeira será dieta Dukan até 26/04 e depois começarei a reeducação alimentar proposta pelo Meta Real.

    Bjuxxxx

    ResponderExcluir